Pular para o conteúdo

Como começar a cuidar do Bonsai

  • por
bonsai

Para garantir o sucesso com seu bonsai, além de conhecer as chaves para sua manutenção, você precisa saber o que não deve fazer em hipótese alguma. A seguir, mostramos os cuidados que você deve levar em conta ao comprar um tipo de bonsai.

No imaginário popular, a figura do bonsai é representada como aquela planta extremamente sensível e difícil de cuidar. Nada poderia estar mais longe da verdade: existem espécies realmente resistentes que são perfeitamente recomendadas para se iniciar nesta arte, mas é preciso saber lidar com elas.

Para isso, vamos falar sobre os cuidados urgentes que devemos dar às nossas árvores de bonsai que acabaram de chegar em casa para garantir seu sucesso em nosso jardim.

Como fazer as hortênsias florescerem até o outono?

Bonsai

Os bonsai, como o resto de seus companheiros vegetais, precisam da água como um de seus principais recursos . Este aspecto é de vital importância porque estes tipos de plantas geralmente estão contidos em pequenos recipientes, então eles tendem a secar muito rapidamente e, portanto, têm maiores necessidades de água do que outras espécies.

Quando devemos fazer a irrigação?

Não devemos programar as irrigações a cada poucos dias, mas, como regra geral, devemos regar nosso bonsai quando observarmos que a camada superior do substrato começa a secar. Estas regas devem ser mais frequentes na primavera e no verão, e mais escassas no outono e inverno, tornando-se quase totalmente reduzidas naqueles exemplares de folha caduca que entram em estado de dormência durante o inverno.

Não importa a que horas do dia fazemos a irrigação, embora o ideal seja evitar as horas centrais do dia , pois o vaso e o solo estão mais quentes nessas horas e a irrigação provoca uma queda rápida das temperaturas, o que pode ser prejudicial à nossa planta.

Como devemos regar nosso bonsai?

A irrigação deve ser abundante, preferencialmente com regadores com furos finos , para que a camada superior do substrato não seja lavada. A irrigação deve ser aplicada até que, pelos orifícios de drenagem do nosso vaso, comece a sair água transparente. Se possível, vamos esperar alguns minutos e repetir a ação.

A melhor água que podemos usar é aquela que vem das chuvas e também da osmose, devido à baixa quantidade de sais minerais que elas contêm. Se isso não for possível, pode-se usar água da torneira, embora a longo prazo possa comprometer o cultivo do bonsai devido à sua alta concentração de sais.

Quando vamos irrigar, devemos evitar, principalmente se for água da torneira, que molhe as folhas ou o tronco da árvore , o que facilitaria o aparecimento de doenças, ou poderia afetar a cor do tronco, embranquecendo-o .

Existe outra forma de irrigação que é conhecida como irrigação por imersão. Permite-nos garantir que o substrato foi completamente encharcado, pois é feito submergindo completamente a planta na água. É uma técnica que pode ser usada ocasionalmente quando o substrato está muito seco e não podemos realizar a irrigação habitual.

Erros que podemos cometer durante a irrigação

– Irrigação abundante. A rega excessiva no bonsai, como em geral em outras plantas, pode ser um problema sério, pois um substrato constantemente inundado potencializa o aparecimento de fungos e outros patógenos, além de impedir que as raízes respirem, o que pode até causar a morte da árvore. . Isso explica por que não é recomendado usar uma bandeja sob o vaso no cultivo de bonsai: se as raízes forem mantidas em contato permanente com a água, elas podem apodrecer.

– Abuso de irrigação por imersão. A irrigação por imersão é uma ótima ferramenta, mas traz riscos. Um abuso pode fazer com que os sais minerais se acumulem na parte superior do substrato em vez da parte inferior, de modo que as raízes tenderão a crescer para cima, prejudicando muito a planta.

– Déficit de irrigação. Provavelmente uma das causas de morte mais frequentes no mundo do bonsai, principalmente durante as férias, período em que as árvores podem ser esquecidas e sofrer danos significativos. O déficit de irrigação faz com que as folhas sequem e caiam rapidamente , o que exige regas abundantes durante as semanas seguintes para tentar recuperar a árvore. Nestes casos, se acreditarmos que a árvore pode sofrer com a seca por uma temporada, recomendamos a instalação de um sistema de irrigação automático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Messenger
Messenger Icon
Temos um Crédito pré-aprovado, fale com nosso consultor