Empréstimo pode ser útil para várias situações, seja na hora de negociar uma dívida ou realizar um sonho. Nesse sentido, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode te ajudar bastante com a modalidade ‘’consignado’’.
Em março deste ano, o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou uma mudança que pode auxiliar os beneficiários do INSS. Dessa maneira, o teto de juros do empréstimo consignado irá diminuir. Assim, essa opção ficou ainda melhor.
Confira: WhatsApp vai liberar chamada de voz com até 32 pessoas? Confira
Conforme os dados oficiais do Ministério da Economia, em 2021, mais de 70% das famílias no país tinham ao menos alguma dívida. Os endividamentos são de diversas categorias, como empréstimos, carnês, boletos, entre outros.
Em casos como esse, muitas pessoas se perguntam se realmente vale a pena fazer um empréstimo. Em geral, essa opção pode ser muito positiva, principalmente quando se troca uma dívida maior por uma menor, utilizando o valor do empréstimo.
Vantagens do empréstimo consignado do INSS
Existem diversos tipos de empréstimos que bancos e financeiras oferecem. Com a opção ‘’consignado’’, o beneficiário recebe o valor e, todos os meses, a instituição desconta as parcelas direto de sua conta-corrente.
Nos últimos anos, milhares de pessoas pelo Brasil passaram por problemas financeiros. Isso envolveu o aumento das dívidas relacionadas aos empréstimos, como já mencionamos. Dessa forma, o governo buscou medidas para ajudar os brasileiros a saírem dessa situação.
A primeira mudança foi na taxa de juros para empréstimo consignado do INSS. Esse valor era de 2,08% e passou a ser de 1,80%. Outra melhoria foi no limite máximo de parcelas.
Agora, os beneficiários do INSS vão poder pagar o valor em até 84 parcelas. Antes, o máximo era de 72 parcelas, o que facilitou os pagamentos. Dessa forma, será possível quitar o empréstimo em até 7 anos.
Leia também: como assistir Flamengo on-line, Confira agora
O tempo para o pagamento da primeira parcela passou para três meses, isto é, 90 dias. Desse modo, é muito importante que as pessoas que estão pensando em escolher essa opção entendam qual o momento certo de solicitá-la.
Qual o melhor momento para pedir o empréstimo?
Assim como qualquer movimentação nas finanças, é preciso escolher pela opção ‘’consignado’’ do INSS com muita calma. Por exemplo, as pessoas que possuem empréstimos menos vantajosos, podem buscar a portabilidade.
Segundo Reinaldo Domingo, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, essa é uma ótima forma de diminuir as dívidas. Aposentados ou pensionistas podem mudar as taxas e os prazos para seus pagamentos.
Ainda mais, com a intenção de crescer o Produto Interno Bruto no país, o governo decidiu aumentar a margem do crédito consignado de pensionistas para 40% do salário. As mudanças estão na Instrução Normativa 131.
Para conseguir essa opção, os documentos que o INSS pede são os seguintes: RG, CPF, comprovante de residência e contracheque ou número do usuário do programa. Além disso, é preciso ficar atento sobre quem vai poder ter acesso a esses valores.
Quem pode receber?
Apenas pessoas aposentadas ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social vão poder ter acesso ao valor consignado. Mas também existem outras regras importantes que os interessados devem considerar.
Só os titulares da pensão ou aposentadoria podem dar entrada com o pedido de empréstimo. Caso exista um representante legal da pessoa titular, com documentos que provem isso, este também vai poder fazer o pedido.
As regras para o consignado também explicam que o procurador não poderá solicitá-lo. Então, essa pessoa não vai poder fazer o pedido. Portanto, é necessário se ajustar a essas medidas.
As pessoas que estão no Benefício de Prestação Continuada, isto é, BPC/Loas, também vão ter direito a esse benefício em breve, conforme o governo.
Agora que você já viu todas as vantagens do empréstimo do INSS, é só analisar com muita atenção se sua situação se encaixa ou não nas regras. Para mais informações, visite o site oficial do INSS.
Confira: ganhar dinheiro na internet, confira os melhores sites para ganhar dinheiro