Pular para o conteúdo

Conheça alguns benefícios do Governo Federal que possivelmente você tem direito

Deseja conhecer um pouco mais sobre alguns benefícios vigentes para os cidadãos brasileiros? Saiba como verificar se você tem direito a algum dos benefícios da lista.

Anúncio

Você sabe quais os principais benefícios fornecidos aos cidadãos brasileiros pelo Governo Federal? Saiba que você pode ter direito a algum destes e talvez nem saiba. Separamos para você alguns benefícios que estão vigentes e estão sendo distribuídos a vários cidadãos neste início de 2024.

Entenda melhor como funciona a concessão de benefícios pelo Governo Federal e o que você precisa fazer para se manter elegível, caso se enquadre nas especificações exigidas pelo Governo. Cada benefício tem suas exigências e prazos para recebimento, então leia atentamente antes de solicitar.

Anúncio

Benefícios que você pode ter direito este ano

Muitas pessoas são elegíveis a alguns benefícios concedidos pelo Governo Federal e não fazem ideia. Por isso é essencial manter seus dados atualizados no CadÚnico, pois através de lá o seu CPF é analisado e aprovado ou não nos benefícios que o Governo pode oferecer aos cidadãos.

Para atualizar seus dados no CadÚnico vá até uma unidade do CRAS mais próxima da sua casa, levando sua documentação e atualize os dados de todas as pessoas que moram na sua casa, para melhor assertividade na hora de atualizar. Fique atento aos calendários que o GOV determina para atualização das informações pessoais.

Programa de Tarifa Social na Energia Elétrica

Comprovando que você e sua família dispõem de baixa renda, vocês são capazes de estar habilitados a entrarem no programa de tarifa social na energia elétrica. Este programa oferece a possibilidade de consumidores com renda abaixo do esperado pagarem menos pelo consumo de energia.

Dependendo do consumo mensal, a porcentagem pode ser expressiva, e muitas vezes pode ser até total, possibilitando que a família não pague nada pela sua eletricidade. O benefício está vigente desde 2022, beneficiando famílias com o consumo de até 220 kilowatts/hora.

Isenção de inscrição em concursos públicos

Se você é inscrito no CadÚnico e atualiza seus dados frequentemente, saiba que você pode ter direito à isenção caso realize um concurso público. A isenção em questão é relacionada com as taxas para inscrição no concurso, e é preciso que totalizando a renda mensal sua e da sua família não ultrapasse 3 salários mínimos.

Os concursos em geral já oferecem a opção de solicitação de isenção antecipadamente, então sempre que for se cadastrar esteja atento às datas, pois a possibilidade de você conseguir são altas, principalmente se você se enquadra nas especificações exigidas para concessão do benefício.

Benefício de Prestação continuada (LOAS)

Este benefício é dedicado a idosos com idade igual ou maior a 65 anos, que estão desprotegidos e em situação de pobreza, não tendo casa própria e nem parentes como cuidador. Para efetivar o recebimento do LOAS é necessário passar por uma perícia médica para comprovação da habilitação do idoso no benefício.

É importante lembrar que o recebimento no LOAS não impede que o idoso tenha outras fontes de renda, inclusive de carteira assinada,sem perder o benefício. Mas é necessário ser cuidadoso e não deixar que o teto de recebimento mensal ultrapasse ¼ do salário mínimo.

 Programa de erradicação do trabalho infantil (PETI)

O objetivo do Governo Federal com este programa é acabar de vez com o trabalho e a exploração infantil, enquadrando os adolescentes menores de 16 anos em atividades socioeducativas que os preparam para seu futuro no mercado de trabalho e em suas carreiras como profissionais.

Nessas atividades são desenvolvidas diversas atividades focadas em desenvolvimento pessoal, criação de novas habilidades, mantendo as crianças e adolescentes longe de possíveis trabalhos escravos e principalmente de exploração, que ocorre em muitos lugares extremos do Brasil.

Atualize seu cadastro no CRAS

Para saber se você se enquadra em algum dos programas da lista acima é essencial que você mantenha seu cadastro atualizado. Vá até o CRAS mais próximo da sua cidade e verifique os documentos necessários para atualização das suas informações. Você consegue acompanhar o andamento através do portal do CadÚnico.

O Governo Federal busca abranger todas as categorias e retirar as pessoas impossibilitadas de situação de miséria. Não hesite em buscar seus direitos e proporcionar uma vida melhor para você e sua família. Vamos atualizar seu cadastro no CRAS?

0