Um dinheiro extra ajuda milhares de brasileiros com dificuldades financeiras. O 13º do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS pode ser uma opção para pagar dívidas ou realizar objetivos nas finanças. Mas é preciso ficar atento às suas datas.
O governo escolhe o último número do NIS para definir em que dia será o pagamento. A partir de 25 de abril, para o dígito final 1, já será possível receber a quantia. Confira a seguir o calendário completo.
Confira: como incluir a sua empresa no aplicativo Google Meu Negócio
Datas para o 13º do INSS
Para quem recebe até 1 salário mínimo, a primeira parcela do pagamento começa antecipadamente. As datas diferem para quem ganha acima de 1 salário mínimo. No segundo caso, o recebimento acontece uma semana depois.
Para as pessoas que ganham 1 salário mínimo os dias são os seguintes:
Conforme o dígito final do NIS: 1 – 25/04, 2 – 26/04, 3 – 27/04, 4 – 28/04, 5 – 29/04, 6 – 02/05, 7 – 03/05, 8 – 04/05, 9 – 05/05 e 0 – 05/05.
Para pessoas que ganham acima de 1 salário mínimo os dias são os seguintes:
Segundo o dígito final do NIS: 1 e 6 – 02/05, 2 e 7 – 03/05, 3 e 8 – 04/05, 4 e 9 – 05/05, 5 e 0 06/05.
Quando será possível receber o FGTS?
Por outro lado, o FGTS já está disponível para consulta. Você pode checar o valor pelo aplicativo Caixa Tem ou através das agências da Caixa Econômica Federal. Nessa situação, o dinheiro é liberado segundo o mês de aniversário do trabalhador.
De acordo com previsões do governo, o foco é disponibilizar cerca de R$30 bilhões. Assim, a economia ajuda por volta de 42 milhões de pessoas. Essa ação pode contribuir para o crescimento do PIB este ano.
Antes de resgatar o dinheiro, saiba de alguns detalhes. Se a quantia fica parada, rende apenas 3% ao ano, isso é menos que nas outras aplicações. Além disso, esse valor ajuda trabalhadores com suas dívidas e com os altos juros.
Leia também: top 3 receitas deliciosas e práticas para você preparar no dia das mães, Confira
Pagamento de dívidas com o dinheiro do INSS
Os problemas financeiros normalmente contam com endividamentos. Nesse caso, é preciso quitar as dívidas o mais rápido possível, principalmente as com o vencimento ultrapassado. Para não dificultar a tarefa, comece pelas contas atrasadas com maior taxa de juros.
Segundo dados do Banco Central, o cartão de crédito tem taxa de 346,3% ao ano. Por outro lado, o cheque especial tem juros de 128,4% anualmente. Por isso, mesmo com essa vantagem, evite que os vencimentos aumentem.
Outro fator importante é que o dinheiro deve ser utilizado conforme as prioridades. É essencial que se direcione a quantia para áreas mais arriscadas, como as necessidades básicas. Dentre elas, destacam-se água, luz e alimento.
Assim, se o uso do dinheiro é por uma questão de necessidade, certifique se ele está sendo bem direcionado. Por outro lado, existem opções para quem deseja utilizar a quantia para um investimento. Por isso, confira as demais opções.
Investimentos e reservas
Para quem não está endividado, investir é uma boa opção. Nesse cenário também existem prioridades que devem ser seguidas para não sair no prejuízo. Por isso, invista sempre de acordo com a quantia que você tem disponível.
Se o objetivo é criar uma reserva de emergência, aplique seu dinheiro em renda fixa. Além disso, confira se a aplicação é de baixo risco e liquidez diária. Dessa maneira, o investimento se torna mais benéfico a longo prazo.
Excelentes opções de renda extra são aplicações como Tesouro Direto, CDBs, Tesouro Selic e CDIs, por exemplo. Além disso, criar uma conta em uma corretora de investimentos é super simples e rápido, por meio da internet.
Caso sua reserva emergencial já esteja consolidada, é possível apostar em investimentos mais arriscados. Para isso, invista em fundos imobiliários, ações e títulos de renda fixa com vencimento longo. Assim, o retorno pode ser maior, mas com responsabilidade.
Viu só como pode ser simples cuidar do dinheiro de maneira inteligente? Com estratégia e disciplina é possível utilizar quantias extras, como as do INSS e FGTS, para alavancar suas finanças em 2022.
Confira: quais criptomoedas investir em 2022? Especialista revela as 5 melhores para o momento