تخطى إلى المحتوى

Depressão em cães: como detectar e combater

  • بواسطة
cães

Cães podem ter depressão ? A resposta é sim. Nossos amigos cães podem sofrer patologias semelhantes às nossas. É importante estar atento porque os sintomas podem passar despercebidos, mas a situação pode ser grave e deve ser remediada consultando um veterinário ou um etólogo.

إعلان

Nossos peludos podem ficar tristes ou desanimados, mas o problema surge quando detectamos que um cachorro está com depressão . Devemos estar atentos aos sintomas desse distúrbio para ir ao veterinário o mais rápido possível. A depressão em cães pode ser mais comum do que se pensa e, muitas vezes, pode passar despercebida, pois os sintomas que ocorrem quando ela aparece não são considerados importantes.

Então, o que você pode fazer se seu cão tem depressão ? Nós falamos sobre isso neste artigo.

إعلان

Sintomas de depressão em cães

Podemos diferenciar dois tipos de depressão em cães : endógena e exógena. A segunda é mais comum, em decorrência do ambiente e com causas diversas. A depressão endógena refere-se à base biológica. Os sintomas que podemos detectar são:

  • Redução de sua atividade.
  • Interaja menos com outras pessoas e cães.
  • Perda de interesse pelo meio ambiente.
  • Distúrbios alimentares (comer compulsivo ou parar de comer).
  • Apatia.
  • Distúrbio do sono (dormir mais ou dormir menos).
  • Gemidos, gritos e uivos .
  • Procure locais de refúgio.
  • Mudanças de comportamento.
  • Menos vontade de jogar.
  • Incontinência.
  • Ele lambe muito os pés .

Causas da depressão em cães

Existem várias situações que podem favorecer o aparecimento da depressão em cães:

Depressão em cães devido à morte de outro cão

Os cães estabelecem laços muito fortes com humanos e outros peludos. A perda de um ente querido pode ser devastador para eles, e eles podem sofrer com a depressão, assim como nós.

Depressão em cães devido ao movimento

Uma mudança repentina de casa ou mesmo de família pode levar a problemas de comportamento e até transtornos. Você vai precisar do seu período de aceitação e adaptação. Podemos ajudá-lo com estímulos apropriados para restaurar o apego.

depressão em cães

Depressão em cães devido a doença

Às vezes os cães sofrem de doenças que interferem na sua rotina de brincadeiras e passeios, o que pode acabar em depressão.

Depressão em cães devido à gravidez psicológica

Em cadelas não esterilizadas , após o cio, pode ocorrer um desequilíbrio hormonal que faz o organismo acreditar que está grávida. Então, ela desenvolverá o instinto maternal e mudanças em seu comportamento, incluindo a depressão.

Como assistir futebol on-line? Confira aqui

depressão de estresse em cães

Existem muitos fatores que podem levar ao estresse em um amigo cão, como brigas, conflitos com outros animais ou doenças. Isso pode terminar em uma depressão.

Depressão em cães devido a mudanças climáticas e sazonais

Assim como nos humanos, as mudanças nas estações podem ter um impacto no humor dos animais de estimação, assim como os períodos prolongados de mau tempo.

Depressão de separação em cães

Pode ocorrer quando um cão não aprendeu a ficar sozinho em casa e começa a desenvolver comportamentos destrutivos. Também pode acontecer que alguns cães que foram separados muito rapidamente de suas mães e irmãos sofram de depressão.

Tratamento para depressão em cães

O tratamento para a depressão em cães deve ser prescrito por um especialista, que primeiro descartará a patologia física. O que o veterinário fará é investigar o gatilho para saber qual tratamento aplicar. Se houver casos graves, o animal pode precisar de medicação.

Como posso ajudar meu cachorro se ele está deprimido?

Mesmo que consultemos um etólogo ou veterinário, podemos seguir algumas dicas para mostrar todo o nosso apoio ao nosso amigo cão.

Os cães vivem em matilhas e precisam se sentir abrigados e protegidos, por isso, se seu cão tem depressão , você deve passar um tempo com ele para que ele sinta que você o ajuda e faz com que ele se sinta integrado.

É muito importante estimulá-lo. As caminhadas devem ser realizadas com alegria e não apenas para aliviar-se. Deixe-o fazer o exercício ajustado à sua idade e brinque com ele para estimulá-lo física e mentalmente.

Uma decisão um tanto arriscada, mas que pode funcionar é adotar outro peludo. Você deve discutir essa decisão com seu veterinário ou etologista de confiança, pois ela não pode ser tomada de ânimo leve e pode até ser prejudicial.

Às vezes esquecemos que os cães eram originalmente animais selvagens que amam a natureza e o ar livre. Isso ainda está enraizado nos instintos do nosso cão, então sua depressão pode estar relacionada à falta de atividade ao ar livre. Tente fazer o seu cão passear ou brincar de pega-pega atrás de você enquanto você caminha.

Se você perdeu recentemente um cão mais velho, é provável que essa seja uma ótima maneira de ajudar seu cão deprimido . Se você puder trazer um novo cão para sua casa, com uma introdução adequada e um pouco de tempo para se ajustar, isso pode agregar algum valor, e adicionar um novo amigo pode ser a melhor maneira de ajudar seu cão em um momento difícil.

اترك تعليقاً

لن يتم نشر عنوان بريدك الإلكتروني. الحقول الإلزامية مشار إليها بـ *

0