Pular para o conteúdo

Como fazer pão? Confira agora uma forma simples

Como fazer pão? Confira agora uma forma simples

O pão é um dos pratos mais consumidos em toda humanidade e sua criação remonta 6 mil anos atrás, na refeição dos egípcios. Por muito tempo foi considerado um elemento básico da alimentação de muitas civilizações em diferentes épocas da história.

Anúncio

Mas uma coisa que nem todas sabem fazer e preferem comprar é o pão de cada dia. Então, seja pela praticidade ou por ser um alimento que faz parte dos hábitos diários de muitos. E é por isso que hoje trouxemos aqui uma maneira simples de preparar pão.

Confira: como funciona o empréstimo consignado do INSS? com detalhes que você não sabia

Anúncio

Portanto, todos os ingredientes são fáceis de encontrar e o preparo é rápido, desde que o processo seja seguido à risca. Aliás, na receita do pão os detalhes como o uso de água morna, pinceladas de leite e o processo de sova são indispensáveis para obter bons resultados.

Em suma, a categoria de pão que é possível obter a partir dessa receita é de textura fofa, macia e pode ser cortado em fatias de pão de forma. Então essa não é uma receita de pão de padaria (pão francês, cassetinho, pão de sal, etc).

Como fazer pão? Confira agora uma forma simples

Como fazer pão? Confira agora uma forma simples / Créditos de imagem pexels

 

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo 

1 ½ xícara de leite morno 

½ xícara de água morna 

½ xícara de óleo

4 colheres de sopa de açúcar 

1 colher de sopa de sal

2 ovos

30 g de fermento biológico fresco

Preparo do pão caseiro

Primeiramente é preciso dissolver o fermento em uma tigela misturando com o açúcar e o sal. Portanto,  É preciso misturar bem para conseguir homogenizar, para então acrescentar os ingredientes líquidos e os ovos. Após realizar isso é importante misturar bem e ir acrescentando a farinha gradualmente.

Após terminar o processo de mistura, é importante sovar bem para conseguir atingir um bom ponto na massa. E ao concluir a sova, o processo ponto é deixar a massa descansando por pelo menos 1 hora para que então a massa cresça.

Leia também: WhatsApp vai liberar chamada de voz com até 32 pessoas? Confira

Ao notar que a massa atingiu o ponto desejado de crescimento, é possível fatiar e colocar sobre uma forma untada. Nesse momento é preciso deixar crescer até que a quantidade dobre de volume. Então, com o forno já pré aquecido ( 200 Cº ), a próxima etapa é colocar o pão para assar.

Então, após 30 minutos assando uma boa dica é pincelar leite no pão para que uma crosta se forme e dê mais firmeza ao pão. Lembrando: é possível obter uma massa mais macia a partir da quantidade do fermento para 45 g.

Outro detalhe que pode fazer grande diferença é a substituição de leite por água ao pincelar o pão. Contanto, Realizar isso pode agregar em pães mais crocantes para saborear com uma boa manteiga caseira, margarina ou queijo derretido e ter toda crocância possível.

Receita fácil e gostosa

Além de contar co m ingredientes fáceis de encontrar, essa receita é muito simples de fazer e não toma muito mais do que 1 hora e meia. E outro detalhe é que rende uma quantidade razoável de pão (3 porções médias ou 3 pães).

Como fazer pão? Confira agora uma forma simples

Como fazer pão? Confira agora uma forma simples / Créditos de imagem pexels

Então, caso seja do interesse, essa mesma massa pode ser a base para criar uma rosca doce. Se for o caso, para acrescentar a doçura, nossa recomendação é fazer uma calda de melado com coco ralado para uma rosca tradicional com coco ralado.

Portanto, essa receita resulta no pão ideal para fazer sanduíches, tostex e vários outros pratos simples, rápidos e práticos.  A versatilidade é tão grande que aqueles que forem mais ousados podem até mesmo reachar a massa antes de assar para obter um delicioso pão recheado.

Confira: como assistir Flamengo on-line, veja agora

Como assistir Flamengo on-line: Confira agora

Como assistir Flamengo on-line: Confira agora / Créditos de imagem pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0