Pular para o conteúdo

Starlink no Brasil: como assinar, vale a pena?

  • por
starlink

Muitas partes do mundo ainda lutam para manter ou mesmo oferecer conectividade básica à Internet em 2022. Aqueles que estão conectados nessas áreas devem lidar com velocidades lentas e serviços não confiáveis. A Starlink está trazendo internet via satélite de última geração para nossas casas, com suporte inicial em breve para os melhores telefones Android.

Announcement

A Starlink quer superar muitos desafios complexos de internet sem fio, incluindo cobertura, disponibilidade e baixos limites mensais de dados. Este guia aborda o serviço de internet via satélite Starlink e por que você pode considerar investigá-lo.

A tecnologia de internet via satélite de hoje não funciona nesta era moderna, e é por isso que a Starlink está procurando sacudir a indústria. Starlink é um novo provedor de serviços de Internet de banda larga trazido a você pelas mesmas mentes por trás da SpaceX, a empresa de foguetes e espaçonaves.

Announcement

A iniciativa Starlink visa trazer internet de alta velocidade para praticamente qualquer mercado em todo o mundo, utilizando satélites de baixa órbita. Usar satélites de baixa órbita para uma conexão com a Internet é diferente de tudo que vimos no passado. Isso nos permite transmitir e navegar na Web com latência significativamente menor, resultando em uma experiência geral do usuário muito melhor.

“Baixa latência” é uma frase-chave quando se fala sobre Starlink ou outros provedores de internet via satélite que usam tecnologia de satélite de baixa órbita. Essa abordagem é uma verdadeira virada de jogo para a Internet baseada em satélite. Pense na latência como o tempo de atraso quando você clica em um link e quanto tempo leva para carregar um site. Quanto maior a latência, mais instável se torna sua experiência de navegação. Medido em milissegundos (ms), você deseja que esse número seja o mais próximo possível de zero. A correlação entre você, um local de servidor e seu provedor de serviços de Internet pode afetar a latência de sua conexão.

Os satélites Starlink estão mais próximos da Terra do que outros satélites, com uma altura orbital de cerca de 335 a 354 milhas. Isso os classifica como satélites de órbita baixa da Terra (LEO), que podem ter uma faixa de altura orbital típica de até 1.200 milhas.

Como o Starlink carrega um sinal de conexão com a internet que precisa ser rápido e confiável, estar mais próximo da Terra significa que ele tem menos distância a percorrer. O resultado é uma conexão de internet de alta velocidade e baixa latência que permite transmitir seus programas favoritos em 4K.

Os serviços de internet via satélite mais antigos antes do Starlink dependiam de um único satélite geoestacionário, que orbitava 22.300 milhas acima da Terra. A latência seria muito alta a essa distância para atender efetivamente às demandas atuais da Internet. Em vez de usar uma única unidade, a Starlink implanta seus satélites no que é conhecido como uma constelação de vários satélites.

Essa ideia é semelhante a uma rede Wi-Fi mesh em nossas casas hoje. Os vários pontos de acesso funcionam todos juntos como uma única unidade. Uma vez implantados, esses satélites se comunicam por meio de lasers de alta velocidade, permitindo que transmitam uma quantidade enorme de informações entre eles.

Combinada com a órbita baixa da Terra, a abordagem da Starlink deve ajudar a revolucionar e impulsionar o setor de internet via satélite. E como o Starlink tem acesso ao SpaceX, você os verá disparar mais grupos de satélites de suas estações espaciais conforme necessário. Isso permite que eles acompanhem as novas atualizações de hardware o ano todo para oferecer a melhor experiência de usuário possível.

A SpaceX pretende lançar até 12.000 satélites Starlink no espaço nos próximos anos. Se tudo correr como planejado, eles podem até estender o número total de satélites para 42.000 algum tempo depois disso.

O serviço de internet Starlink tem duas opções: residencial e empresarial. Se você deseja Starlink para sua casa, estaria interessado na opção residencial. Caso contrário, os usuários corporativos selecionarão o último.

A seção abaixo mostra como verificar a disponibilidade do Starlink em sua área e o que esperar durante esse processo.

Usuários residenciais

Para começar a usar o Starlink para sua casa, verifique se sua área pode ser reparada visualizando o mapa de produtos. Digite sua localização na caixa de texto Endereço do serviço e pressione o botão Pesquisar para verificar se você pode obter o Starlink. Você verá o status Disponível , Lista de espera ou Em breve . Pressionar o botão + à direita revela alguns detalhes extras.

Se não estiver na sua área, passe o mouse sobre a seção azul escura do mapa com o cursor para ver quando ele estará disponível.

Fonte: Starlink

Se o Starlink estiver oficialmente em sua área, clicar no botão Pedir agora leva você à próxima página, onde você pode fazer sua compra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

0