Pular para o conteúdo

Muitos brasileiros recentemente acabaram notando um padrão de cobranç altíssimo por parte das financeiras, principalmente em produtos como cartões de créditos e empréstimos. A maioria das pessoas afirma ter pago mais do dobro do valor original.

Anúncio

 

Á partir de hoje, dia 3 de janeiro de 2023, esta prática ode ser reportada aos órgãos fiscalizadores, permitindo melhor funcionamento do mercado financeiro e que os clientes não sejam lesados na hora do pagamento de suas dívidas.

Selecione a opção abaixo: 

Escolha uma das opções acima e você será redirecionado(a) para um conteúdo do nosso blog, onde explicamos como funcionará os novos juros cobrados em um cartão de crédito.

Por que esta mudança foi adotada?

O s produtos de crédito são extremamente populares no Brasil, e nos últimos anos várias empresas vêm se consolidando no mercado, aumentando assim a concorrência quando o assunto é produto financeiro. A maioria das empresas viu como saída pesar a mão na hora da cobrança de juros, dificultando assim a vida o consumidor.

 

Por mais que esta cobrança abusiva ossa beneficiar a empresa, pode lear a um impacto gigantesco na economia. Quanto mais um consumidor está preso á uma dívida, mais tempo ele demorará para voltar a consumir, e foi pensando nisto que estas medidas foram tomaas, para  prporcionar a rotação do mercado financeiro constantemente.

Finanças

Como funcionam os juros de um cartão de crédito

Entenda melhor como funcionam os juros de um cartão de crédito e como funciona o lucro da financeira baseada no consumo de seus clientes.

Você permanecerá no mesmo site

1. Maior controle governamental

O governo visa previnir cobranças e práticas abusivas por parte das instituições financeiras sob os cidadãos. As mudanças na regulamentação do cartão de crédito permite que os usuários paguem o justo sem serem submetidos ácobraças absurdas por parte das financeiras fornecedoras de crédito.

2. Mudanças Econômicas

As mudanças na economia foram um dos principais motivos para uma maior fiscalização e regulamentação nos juros de cartão de crédito. Evitar que o consumidor pague menos juros extremos garante que ele recupere seu pdoer de compra mais rápida, possibilitando-o de ser mais um contribuinte para a movimentação da economia.

3. Competição entre empresas

O mercado financeiro está com uma gama muito alta de instituições financeiras fornecedoras de crédito, isso faz com que cada uma delas usem de artifícios extras para garantir seus clientes fixo. Promoções, juros mais baixos e possibilidades de parcelamento pode ser uma das formas de garantir que o cliente quite a dívida e continue utilizando os servios da instituição.

4. Pressão política

Muitas mudanças nas taxas de juros podem ser causadas por pressão por parte do governo,que visa a rotção da economia em alta escala. As instituições financeiras precisam ceder ás decisões do governo, e nãoé diferente quando se tratam de juros e pagamentos por inadimplência.

Esteja atento á suas cobranças feitas por instituições financeiras.

Fique atento aos seus pagamentos!

Ao notar qualquer cobrança acima dopermitido pela nova regulamentação, contacte imediatamente sua instituição financeira para correção das cobranças. Vale ressaltar que cada banco tem seu padrão de taxas, mas nenhuma delas pode ultrapassar o dobro do valor da sua fatura de cartão de crédito vigente.

 

O intuito da fiscalização dos juros de cartão de crédito é garantir que nenhum usuário estará sendo lesado e muito menos pagado á mais para manter seu cartão de crédito ou por compras já feitas. Movimetar a economia é necessa´rio, e uma pessoa individada não retomar´seu poder de compra com juros abusivos nem tão cedo.

Perguntas Frequentes:

Os juros de cartão de crédito são taxas cobradas quando o titular do cartão não paga o valor total da fatura até a data de vencimento. Esses juros são aplicados ao saldo não pago e podem ser bastante elevados.

Os juros de cartão de crédito são normalmente calculados diariamente sobre o saldo devedor remanescente após a data de vencimento da fatura. As taxas de juros são expressas em uma base anual (taxa anual), mas calculadas diariamente.

As taxas de juros de cartão de crédito variam consideravelmente, dependendo do país, instituição financeira e do histórico de crédito do cliente. Em muitos lugares, essas taxas podem exceder 20% ao ano, chegando a valores muito mais altos em determinadas situações.

Evitar pagar juros de cartão de crédito é possível pagando o valor total da fatura até a data de vencimento. Se isso não for possível, pagar o máximo possível e evitar atrasos no pagamento pode reduzir os encargos de juros.

Acumular juros de cartão de crédito pode levar a um aumento significativo do saldo devedor. Isso pode resultar em dificuldades financeiras, aumento das dívidas, impacto negativo na pontuação de crédito, restrições de crédito futuras e, eventualmente, a inclusão do nome do devedor em órgãos de proteção ao crédito.

Artigos do Site

0