Pular para o conteúdo

O que é saque extraordinário? Confira agora

O que é saque extraordinário? Confira agora

Receber um dinheiro extra, principalmente em momentos de dificuldade financeira, é uma excelente forma de controlar dívidas ou realizar algum objetivo pessoal. Nesse sentido, o saque extraordinário pode ser uma oportunidade.

Anúncio

No entanto, muitas pessoas não sabem ao certo como funciona a liberação desse dinheiro. Neste caso, a Caixa Econômica Federal controla as datas e os valores do saque extraordinário relacionado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Confira: empréstimo do Nubank com pagamento em até 24 horas? Confira agora com que funciona

Anúncio

No dia 20 de abril, o governo começou a liberar o dinheiro para os brasileiros poderem retirar, o que pode chegar a até R$ 1.000. Contudo, é necessário ficar atento, pois as datas podem variar para cada pessoa.

A Caixa Econômica Federal utilizou o mês de aniversário de cada trabalhador para definir o saque. Então, em primeiro lugar, as pessoas que nasceram em janeiro já podem retirar o valor. Confira mais detalhes a seguir.

O que é saque extraordinário? Confira agora

O que é saque extraordinário? Confira agora / Créditos de imagem pixabay

Quem tem direito ao saque extraordinário?

O governo liberou o saque extraordinário para brasileiros que possuem contas do FGTS. É importante lembrar que esse direito vale para contas ativas ou inativas com recursos disponíveis para a retirada do dinheiro.

A Caixa Econômica Federal realiza o crédito do saque em uma conta poupança social digital. O banco abre essa opção automaticamente e o trabalhador só precisa consultar se ele tem ou não direito ao dinheiro.

Dessa maneira, as pessoas que tiveram acesso a esse valor irão poder utilizá-lo para inúmeras finalidades. Por meio da conta digital da Caixa, os trabalhadores podem pagar contas, boletos ou comprar produtos em lojas virtuais, ou físicas.

Leia também: como fazer pão? Confira agora uma forma simples

Além disso, o QR code permite que os pagamentos sejam muito mais rápidos. Os usuários podem usar essa opção para pagar por produtos em farmácias, supermercados e padarias, por exemplo, através do aplicativo Caixa Tem.

Confira as datas do saque extraordinário

Trabalhadores que nasceram em janeiro receberam no dia 20/04, em fevereiro no dia 30/04, em março no dia 04/05, em abril no dia 11/05, em maio no dia 14/05, em julho no dia 18/05.

Para as pessoas que nasceram no segundo semestre do ano, as datas são as seguintes: julho – 21/05, agosto 25/05, setembro – 28/05, outubro – 01/06, novembro – 08/06, dezembro 15/06.

Dessa forma, assim que o valor ficar disponível, o trabalhador já pode retirá-lo. Vale lembrar que também é possível transferir o dinheiro para outras contas bancárias, utilizando o PIX, por exemplo.

O que é saque extraordinário? Confira agora

O que é saque extraordinário? Confira agora / Créditos de imagem pixabay

O governo alerta que valores que estão bloqueados na conta FGTS, devido a garantida de operações de crédito, não estão disponíveis para saque. Caso o cliente da Caixa não queira a liberação do dinheiro, é necessário informar no app.

Outra decisão importante do governo que os brasileiros devem estar cientes é relacionada a movimentação da conta digital. Se o trabalhador não utilizar o valor até o dia 15 de dezembro de 2022, o dinheiro vai retornar a conta FGTS.

Qual a melhor maneira de usar o dinheiro?

Sem dúvidas, a melhor pessoa para definir quais as prioridades nas finanças é o próprio trabalhador. No Brasil, por exemplo, as dívidas são um dos maiores problemas das pessoas e um dinheiro extra pode ajudar muito.

No entanto, buscar uma educação financeira constante é importante para que a vida financeira esteja em constante evolução. Segundo a gestora de recursos e conselheira da Planeja, Patricia Palomo, o saque extraordinário pode ter diversos fins.

A especialista explica que as dívidas, geralmente, devem ser renegociadas, caso elas existam. E o saque da Caixa pode acelerar esse processo. Mas, quem não possui endividamentos, também pode usar o valor de maneira inteligente.

Podemos acreditar que uma excelente maneira de alavancar as finanças é por meio da criação de um fundo de emergência. Em seguida, quando essa opção já estiver completa, começar a investir também é muito bem-vindo.

Confira: como funciona o empréstimo consignado do INSS? com detalhes que você não sabia

Como funciona o empréstimo consignado do INSS? com detalhes que você não sabia

Como funciona o empréstimo consignado do INSS? Com detalhes que você não sabia / Créditos de imagem pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0