Pular para o conteúdo

Como antecipar o saque aniversário? Confira o passo a passo e garanta o seu dinheiro

Como antecipar o saque aniversário? Confira o passo a passo e garanta o seu dinheiro

Pintou uma oportunidade de ganhar uma grana extra e você não vai deixar passar essa oportunidade, correto? A Caixa Econômica Federal liberou o saque aniversário do FGTS, mas, você sabia que é possível antecipar a retirada do dinheiro pelo aplicativo?

Anúncio

O saque é feito conforme o ano de nascimento do trabalhador e algumas pessoas foram beneficiadas desde março deste ano, contudo, muitos brasileiros não sabem que é possível antecipar o recebimento no app do FGTS e podem receber valores maiores.

 Confira: o que é saque extraordinário? Confira agora

Anúncio

Como funciona o saque aniversário do FGTS?

O programa autoriza um trabalhador fazer um saque de sua conta do FGTS uma vez por ano. Cerca de 17 milhões de brasileiros retiraram o dinheiro e movimentaram mais de 20 milhões de reais nas contas do Fundo de Garantia.

O saque aniversário é diferente da rescisão de trabalho, já que a pessoa pode escolher se quer retirar o dinheiro. Todavia, o trabalhador pode cancelar a opção e sacar o saldo em caso de demissão do emprego sem justa causa.

Como antecipar o saque aniversário? Confira o passo a passo e garanta o seu dinheiro
Como antecipar o saque aniversário? Confira o passo a passo e garanta o seu dinheiro / Créditos de imagem pixabay

Porém, o cidadão pode sacar o FGTS para comprar a casa própria, aposentadoria e para os casos de doenças graves previstas na lei. Além disso, o fundo de garantia não pode ser sacado em caso de demissão por justa causa.

Como fazer a antecipação do dinheiro?

Você pode pedir a antecipação sem sair de casa, usando o site ou aplicativo do FGTS para Android e iOS. Escolha a opção “Saque aniversário” e veja o valor disponível, que deve ser de no mínimo em R$ 500,00.

Entretanto, quem usar o aplicativo do benefício, pode adiantar o equivalente a três saques do FGTS. Mas, essa decisão pode custar um pouco caro, já que a Caixa cobra uma taxa de juros em 1,49% para quem quer antecipar.

Para pedir o saque aniversário, você precisa saber de algumas regras como:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Possuir conta-corrente ou poupança comum na Caixa;
  • Ter optado pelo saque aniversário;
  • Possuir o saldo mínimo para fazer a antecipação;

Leia também: empréstimo do Nubank com pagamento em até 24 horas? Confira agora com que funciona

É possível fazer o pedido nos aplicativos do Caixa Tem ou pelo site da Caixa Econômica. Para isso, basta seguir os passos que listamos a seguir:

  • Entre na conta do FGTS pelo aplicativo;
  • Autorize a consulta automática;
  • Veja o valor.

Assim, o saque antecipado é depositado na conta-corrente ou poupança comum do titular. Entretanto, não é creditado na poupança do Caixa Tem e, para isso, o trabalhador deve ter uma dessas contas na Caixa Econômica.

Quais as vantagens do saque aniversário?

A Caixa Econômica Federal criou esse programa para ajudar as pessoas que precisam de um dinheiro extra. Alguns trabalhadores perderam as suas rendas pela pandemia e, pensando nisso, o banco liberou o saque das parcelas do FGTS das contas ativas.

Como antecipar o saque aniversário? Confira o passo a passo e garanta o seu dinheiro
Como antecipar o saque aniversário? Confira o passo a passo e garanta o seu dinheiro / Créditos de imagem pixabay

Logo, os cidadãos podem escolher o saque para usar em diversas coisas como pagar as contas, quitar as dívidas, fazer serviços em casa ou para investir em algum produto. Além disso, o saque também ajuda a movimentar a economia do país.

Entretanto, existe a cobrança de juros no pagamento das mensalidades para o saque aniversário antecipado em três parcelas. Quanto mais a pessoa usar o FGTS, menor será o valor a receber em caso de demissão do emprego.

Quais as desvantagens de fazer o saque antecipado?

Antecipar o saque aniversário pode render um alívio para as contas do mês, mas pode trazer desvantagens para algumas pessoas. Porém, existe a cobrança de taxas menores para a contratação e a redução do saldo do FGTS do trabalhador.

No mais, é importante analisar se vale a pena fazer a retirada do dinheiro. A opção pode ser feita, mas o saque deve ser feito em emergências e, assim, as parcelas podem ser usadas para os compromissos mais importantes e urgentes.

Como fazer pão? Confira agora uma forma simples

Como fazer pão? Confira agora uma forma simples
Como fazer pão? Confira agora uma forma simples / Créditos de imagem pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0